Seja bem vindo
Cascavel,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Paraná vai produzir 1,25 bi de litros de etanol na atual safra

Indicadores ainda apontam para uma perspectiva favorável de crescimento na fonte primária do milho


Paraná vai produzir 1,25 bi de litros de etanol na atual safra Freepik

Foi divulgado o Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 5 a 11 de abril. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural, o Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O analista do Deral, Edmar Gervásio, traz dados sobre a produção de etanol no Brasil. Edmar explica que indicadores apontam para uma perspectiva favorável de crescimento na fonte primária do milho. 

Com relação ao milho paranaense, o que se observou foi uma piora nas condições de lavoura da segunda safra 2023/24. Há 15 dias, dos 2 milhões e 400 mil hectares plantados, 86% tinham condição boa no campo. Agora o percentual caiu para 72%. De outro lado, a área em condição ruim cresceu de 2% para 8%, enquanto a situação mediana se verifica em 20%.

O boletim traça ainda um panorama sobre a produção de caqui, que em 2022 foi cultivado em 7 mil e 800 hectares no Brasil, constituindo-se na 20ª fruta em área e a 19ª em volumes colhidos, cerca de 164 mil toneladas, de acordo com o IBGE. O Valor Bruto de Produção alcançou mais de 428 milhões de reais. O Paraná responde por 4,6% da produção da fruta no Brasil. Segundo o Deral, em 2022 foram produzidas 6 mil e 800 toneladas em 494 hectares, com Valor Bruto de Produção de mais de 22 milhões de reais.

O documento apresenta também os dados do Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária, sobre as exportações de mel natural no primeiro bimestre de 2024. O Paraná ocupa a oitava posição, com receita de pouco mais de 447 mil dólares para 208 toneladas exportadas, e preço médio de 1 dólar e 70 centavos por quilo. No ano passado, no mesmo período, o Paraná havia exportado 163 toneladas, mas teve receita de mais de 624 mil dólares, resultado de um preço médio bem mais elevado.

O boletim analisa também a relação entre preço do frango pago ao produtor e os principais insumos de criação. Em março, o valor nominal médio do frango vivo atingiu 4 reais e 53 centavos o quilo. Com isso foram necessários 208 quilos de frango para adquirir uma tonelada de milho. Em março de 2023 a relação era de 282 quilos. De farelo de soja eram necessários 586 quilos no ano passado, agora 436 quilos foram suficientes.

O documento comenta ainda o término da colheita de tabaco no Paraná. Foram produzidas 144 mil e 400 toneladas, o que corresponde à redução de 16% comparativamente às 172 mil toneladas do ciclo anterior, ainda que a área cultivada tenha passado de 72 para mais de 74 mil hectares. Os motivos da queda são principalmente a falta de luminosidade em outubro e novembro, o que prejudicou o desenvolvimento vegetativo, e o encharcamento de áreas, dificultando o enraizamento das plantas e provocando perda total em algumas localidades.

AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.