Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cuidar do quintal para evitar dengue é amar as pessoas, disse Paranhos

Prefeito diz que combate à dengue é prioridade absoluta e pediu para que as pessoas aproveitem o feriado de Carnaval para eliminar criadouros do mosquito


Cuidar do quintal para evitar dengue é amar as pessoas, disse Paranhos Fotos: Silvia Soluszynski/Secom

“Nós moramos aqui, nós amamos essa cidade e, acima de tudo, temos que amar as pessoas. Amar as pessoas é cumprir, inclusive, sanitariamente com aquilo que nós temos que fazer”.

A frase do prefeito Leonaldo Paranhos alerta para os riscos com o aumento rápido dos casos de dengue, que triplicou na última semana, mas também lembra que é possível frear a proliferação com gestos simples: manter quintais limpos e recolher materiais que possam acumular água e, consequentemente, evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Em 2017, o município de Cascavel implantou o programa Cidade Limpa, que tem como foco manter a zeladoria da cidade, deixando-a limpa e bonita. Com apoio da população, isso fez com que no ano passado, por exemplo, enquanto municípios no entorno viviam uma epidemia de dengue, Cascavel registrasse apenas 159 casos.

“Esse conforto que nós atingimos tem trazido uma acomodação, não para o poder público. Nós continuamos fazendo o mesmo trabalho, mas muitos estão relaxando, deixando de fazer aquilo que é nossa tarefa, e agora estamos na iminência de um momento ruim, com aumento dos casos de dengue”, enfatizou o prefeito.

Paranhos alertou que, se todos não somarem forças, óbitos causados pela doença podem ocorrer e ressaltou que os cuidados precisam ser individuais e coletivos. “Além das ações que nossos agentes comunitários de saúde fazem durante todo o ano, é um problema pessoal. Cada um tem que cuidar do seu terreno, da sua casa. Às vezes, o morador cuida, mas o vizinho do lado não cuida”, afirmou.

Paranhos sugeriu para a população de Cascavel aproveitar o feriado de Carnaval para limpar os quintais e eliminar possíveis focos da dengue. “Vamos dar exemplo para o Paraná e para o Brasil, mostrando que aqui em Cascavel temos consciência das nossas responsabilidades”, destacou.

Assessoria







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.