Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Carnaval terá água própria para banho nas praias do PR, aponta boletim do IAT

Oitavo e último boletim da temporada 2023/2024 do Verão Maior Paraná aponta que 57 dos 66 locais monitorados no Estado estão em condições adequadas para uso


Carnaval terá água própria para banho nas praias do PR, aponta boletim do IAT Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná chega ao feriado prolongado de Carnaval com 86% das praias e rios classificados como próprios para banho. De acordo com o oitavo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Água e Terra (IAT), 57 dos 66 locais monitorados no Estado estão em condições adequadas para uso. O índice é levemente superior ao registrado na semana passada (85%).

Este é o último levantamento realizado pelo órgão ambiental durante a temporada 2023/2024 do Verão Maior Paraná – os boletins começaram a ser publicados semanalmente a partir de 22 de dezembro. Em janeiro o índice chegou a 91%, entre os mais altos do País.

“Finalizamos esta temporada com números significativos. Apesar das chuvas intensas e de algumas cheias na região, em nenhum momento a balneabilidade das águas do Estado teve índice inferior a 80%. Diante desse cenário, podemos garantir que as praias do Paraná estão entre as mais limpas do País”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Região bastante procurada por turistas nesta época do ano, o Litoral agora conta com 43 pontos com água apropriada para banho com a inclusão da bandeira azul no trecho em frente à Rua Alois Cicatka, na praia central de Guaratuba. O monitoramento do IAT alcança 49 localidades nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá (Ilha do Mel).

Já os seis locais impróprios estão na Ponta da Pita, em Antonina; no trecho de 250 metros à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; nos pontos das ruas São Luiz e Paraná, no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná; à esquerda do Rio Matinhos, no balneário de Flamingo, e na altura da Rua Alvorada, em Caiobá, ambos em Matinhos.

As demais localidades que aparecem como impróprias são concentradas na foz dos rios que cortam o Litoral e que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas. O IAT, inclusive, nem faz a medição desses pontos.

COSTAS OESTE E NORTE – Nas prainhas de água doce do Interior, dos 17 pontos avaliados, 14 foram considerados adequados (82%). Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também tem bom índice de balneabilidade.

Houve uma única alteração no comparativo com o boletim da semana passada. Um ponto em Santa Helena voltou a receber bandeira azul, enquanto uma área em Entre Rios do Oeste passou a ser considerada inadequada para banhistas e esportistas.

MONITORAMENTO – Os boletins de balneabilidade foram disponibilizados semanalmente pelo IAT, durante a temporada de verão, quando há maior fluxo de banhistas nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada, foram emitidos oito boletins, entre dezembro e fevereiro.

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. Para isso, é utilizado o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.

Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

Confira os boletins de balneabilidade divulgados nesta sexta-feira (09): Litoral e Costas Oeste e Norte .


AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.