Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nuvem é alternativa para unificar as informações do campo

Sequência de palestras, painéis com especialistas e fóruns acontece dentro do barracão do Show Rural Digital


Nuvem é alternativa para unificar as informações do campo Palestra foi apresentada durante o Iguassu Valley Show na Arena Hackathon Paraná - Foto: reprodução / assessoria

Entre as tendências apresentadas durante o Iguassu Valley Show, um fórum de inovação aberta – open innovation -, direcionado para empresas que buscam novas tendências tecnológicas para seus negócios, estava a palestra que propôs o uso da nuvem para unificar as informações do campo. A sequência de palestras, painéis com especialistas e fóruns acontece dentro do barracão do Show Rural Digital (SRD), durante a 36ª edição do Show Rural Coopavel 2024. 

O tema Agricultura na AWS – Casos de Agricultura na Nuvem foi abordado na manhã da segunda-feira (05) na Arena Hackathon Paraná do SRD pelos palestrantes Charleston Telles (AWS), Maxwell Castro (AWS) e Guilherme (Jacto). 

O arquiteto de soluções da AWS, Charleston Telles, comenta sobre o problema da conectividade agrícola. “Passamos em vários estandes aqui e vimos muitos drones coletando dados, estamos vendo muitos veículos coletando dados, sensores em campos de produção fazendo o mesmo e resolvemos trazer uma abordagem de, porque não utilizar a nuvem para conectar todos esses dados?”, indagou. 

Ele ponderou sobre os desafios relacionados a formatos específicos e onde armazenar todos esses dados, posto que a demanda é cada vez mais crescente para o agricultor e visualizar toda essa informação em plataformas distintas só aumenta o tamanho do desafio. “Foi no sentido de reduzir custos e aumentar a produtividade que apresentamos a nuvem como solução para auxiliar na agricultura para conectar todos esses dados”, responde Charleston. 

Um exemplo prático é utilizar todo o histórico de como os fatores climáticos já interferiram naquela produção e cruzar os dados com as previsões do clima. Desta forma é possível antecipar possíveis problemas. “E com isso a gente consegue dar insights, ou seja, dar dicas para o produtor de quando irrigar ou quando não irrigar, então seria nessa linhagem seria uma das possibilidades de redução de custos”, explica o arquiteto de soluções.

Colmeia

Outra solução apresentada foi na área da apicultura. O arquiteto de soluções da AWS, Maxwell Castro,  trouxe um caso onde é possível avaliar a produtividade de mel das abelhas medindo o peso da colmeia. “Isso traz uma visão para o apicultor de como que tem essa produção e de como pode melhorar. Talvez ele tenha que realocar a colmeia de lugar ou tenha que tomar algum outro tipo de ação para que essa produtividade continue boa”, discorre Maxwell. 

Autonomia

Entre as soluções apresentadas, os arquitetos de soluções falaram sobre o agricultor que está usando a inteligência no maquinário, tornando o uso autônomo possibilitando até a substituição do motorista dentro do maquinário para executar a ação programada. Outro case que está em acompanhamento é na avicultura, a equipe está avaliando a possibilidade de engorda e o abate da ave de uma forma mais rápida. As informações possibilitam fazer ela comer e dormir com uma frequência maior, sem prejudicar a saúde do animal. 

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.