Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Coopavel desenvolve atividades voltadas à saúde do homem

Cardiologista Flávio Ramos falou sobre cuidados do coração em palestra no auditório da sede da Coopavel


Coopavel desenvolve atividades voltadas à saúde do homem Palestra com o cardiologista Flávio Ramos - Foto: assessoria

O setor médico da Coopavel dedicou o mês de novembro para desenvolver inúmeras atividades voltadas à orientação sobre a saúde do homem, principalmente a temas relacionados ao câncer de próstata e ao infarto. Colaboradores dos mais diversos setores da cooperativa participaram de palestras com especialistas, de orientações com parceiros e também puderam recolher materiais para exames preventivos.

O cardiologista Flávio Ramos falou sobre cuidados do coração em palestra no auditório da sede. Ele deu ênfase aos sintomas, como dor no peito que irradia, dor em outras partes do corpo (braços, mandíbula e costas), falta de ar, dificuldades para respirar, suor frio e pegajoso, tontura e ansiedade. Quanto mais sintomas forem sentidos pelo paciente simultaneamente, maior é o risco de ele estar infartando, alertou o médico, ressaltando a importância de conhecer os sintomas para se prevenir.

Os fatores de risco são: idade, tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol, sedentarismo, hereditariedade e envolvimento com drogas. Para afastar riscos, as atitudes recomendadas são: alimentação com legumes, frutas e grãos integrais, prática regular de exercícios físicos, boa ingestão de líquidos saudáveis e dedicar tempo ao lazer e aos amigos. Incorporar essas práticas à rotina, conforme o Flavio Ramos, pode reduzir o risco de infarto em até 50%.

Câncer

O câncer de próstata é o segundo que mais mata, por isso a prevenção é tão recomendada, informa a enfermeira da área médica da Coopavel, Giane Quinhones Dalla Costa. Wilson Riedlinger, diretor da Uopeccan, conduziu palestra a colaboradores no Frigorífico de Suínos e o gerente José Carlos Salles deu depoimento sobre como é conviver com a doença. Em parceria com o Sesi, funcionários da área industrial coletaram material para exames de colo uterino, mamografia, PSA e avaliação de pele. O Sesi conta com um caminhão especialmente equipado para realizar o procedimento.

Coleta de materiais para exames - Foto: assessoria

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.