Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Canal Meio

PF expõe plano do golpe de Bolsonaro e seus aliados


PF expõe plano do golpe de Bolsonaro e seus aliados

O passaporte de Bolsonaro

Tony de Marco


Aqui neste Meio temos três grandes compromissos: fazer bom jornalismo independente; entregar a informação que você precisa na mídia que você escolher; e defender a democracia. Só conseguimos ser este veículo plural, moderno e democrático, porque 70% de nosso faturamento vem de você, leitor, que assina o Meio Premium, ou vai assinar agora. Ganhe brindes, prioridade na entrega, conteúdo exclusivo e nos ajude a propagar essa ideia que é conversando que a gente se entende.


separador

Viver

Cientistas europeus bateram um novo recorde de produção de energia por fusão nuclear. Segundo o grupo EUROfusion, os pesquisadores geraram 69 megajoules de energia durante cinco segundos com apenas 0,2 miligramas de combustível utilizando o Joint European Torus (JET), uma enorme máquina conhecida como tokamak, no Reino Unido. A fusão nuclear é o mesmo processo que alimenta o Sol e é considerada a forma mais limpa para produzir quantidades gigantescas de energia com pouco combustível e baixas emissões de carbono na atmosfera. Em 2022, outro experimento no mesmo laboratório produziu 59 megajoules, mais do que o dobro alcançado em um teste de 1997. (CNN Brasil e BBC Brasil)


A cidade de São Paulo registrou a primeira morte por dengue neste ano. Na última terça-feira, a prefeitura havia decretado situação de emergência. Esse é o sexto óbito no estado, somando outros dois em Pindamonhangaba, um em Bebedouro, um em Bauru, além de outro em Guarulhos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 34.995 casos foram confirmados, 6.651 deles na capital. No Brasil, 392.724 casos prováveis da doença foram contabilizados pelo Ministério da Saúde, além de 54 mortes confirmadas e outras 273 em investigação. (CNN Brasil)


separador

Cultura

Augusto Boal (1931-2009) foi um dos mais importantes e provocadores dramaturgos e diretores teatrais brasileiros. Criador do Teatro do Oprimido, escancarou nos palcos a luta política e, em parceria com Abdias do Nascimento (1914-2011), fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN), tratou abertamente do racismo e da cultura afro-brasileira. Parte de sua obra, porém, permanecia desconhecida. Essa lacuna é preenchida pelo livro Augusto Boal: Teatro Reunido, resultado do trabalho do pesquisador Geo Britto. São 14 peças, desde clássicos como Torquemada, de 1971, a quatro textos inéditos, escritos para o TEN. (Folha)


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou ontem que vai incluir uma nova categoria de Melhor Elenco na 98ª edição do Oscar em 2026, algo que não acontecia desde 2001, quando foi criado o prêmio de Melhor Animação, vencido por Shrek no ano seguinte. Os filmes lançados a partir de 2025 concorrerão a essa categoria junto com outras 23 já existentes. Atualmente, a academia conta com 160 diretores de elenco como membros. Em comunicado, a presidência da premiação afirma que “os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica”. (Rolling Stone)


separador

Cotidiano Digital

O Google anunciou ontem a mudança de nome do chatbot de IA Bard para Gemini. A novidade faz parte da “era Gemini”, que inclui o lançamento do robô em app para Android e iOS. Também foi revelado o Gemini Advanced, versão mais robusta da IA disponível em assinatura paga. Com capacidade para processar código, imagem, áudio, vídeo e texto de forma simultânea, ele passou a estar embarcado no Bard em dezembro — e agora vai nomear essas e outras ferramentas. Em breve, os usuários poderão usá-lo em outros serviços da empresa, como Gmail e Meet. (g1)


Após anos como principal gerenciador de mídias da Apple, o iTunes está mais próximo do fim com o lançamento de três aplicativos para o sistema Windows. A big tech anunciou oficialmente o Apple Music e o Apple TV, que agora estão disponíveis no sistema operacional da Microsoft e substituem o icônico app da Apple. Há um terceiro aplicativo, o Apple Devices, que serve para sincronizar e gerenciar dispositivos como iPhones e iPads. Os apps foram originalmente lançados como prévia no ano passado. Já o iTunes, de 2001, foi criado para ser um reprodutor de mídia digital e biblioteca de música para os computadores Mac. (The Verge e Canaltech)


Esta é a capa da nossa Edição de Sábado, exclusiva para os assinantes premium. Apoie o Meio hoje e acorde amanhã cedo com a Polícia Federal, militares e políticos inescrupulosos em uma conspiração descrita em detalhes nas suas mãos.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.