Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Rede Mulheres Empreendedoras

Mulheres empreendedoras e a dupla jornada doméstica


Mulheres empreendedoras e a dupla jornada doméstica

Uma recente pesquisa do Sebrae Nacional, intitulada "Características dos Empreendedores: Empreendedorismo Feminino", traz à tona dados impactantes sobre a realidade das mulheres empreendedoras no Brasil. Conduzida por entrevistas telefônicas entre julho e setembro de 2023, com 6.942 empreendedores de ambos os gêneros, os resultados revelam desafios significativos enfrentados pelas mulheres que decidem empreender.

🏡 Dupla jornada desigual

Mulheres empreendedoras dedicam quase o dobro de tempo diário em cuidados com a família e afazeres domésticos, em comparação com seus colegas do sexo masculino. O estudo aponta que as mulheres gastam mais de 3,1 horas diárias em cuidados com pessoas, enquanto os homens dedicam 1,6 hora. Nos afazeres domésticos, a disparidade continua, com mulheres investindo cerca de 2,9 horas diárias e homens, 1,5 hora.

🌐 Impacto nas políticas públicas:

Margarete Coelho, diretora de administração e finanças do Sebrae Nacional, destaca a necessidade urgente de políticas públicas que proporcionem igualdade de condições para as mulheres competirem no mercado. Para ela, o controle financeiro das mulheres não apenas impacta a economia, mas também influencia diversos aspectos da vida, incluindo a redução da violência doméstica.

💼 Sobrecarga empresarial e diferenças de porte:

A pesquisa destaca que, independentemente do porte do negócio, as mulheres enfrentam uma sobrecarga notável na jornada doméstica. Microempreendedores individuais (MEIs), em particular, dedicam mais tempo a essas tarefas do que micro e pequenas empresas (MPEs). Mesmo formalizadas como MEI, as mulheres gastam 3,2 horas em cuidados familiares e 3 horas em afazeres domésticos, comparadas às 1,8 e 1,7 horas dos homens, respectivamente.

Esses insights reforçam a necessidade de reconhecimento e suporte apropriado às mulheres empreendedoras, visando a equidade nas esferas profissional e doméstica.


- Ana Bieger é fundadora da Rede Mulheres Empreendedoras Official que tem como objetivo conectar e transformar a vida das mulheres de Cascavel e região. 

Para saber mais siga @mulheresempreendedorasofficial





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.