Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vander Piaia

Milei e Mercosul


Milei e Mercosul Reprodução Freepik

A eleição de Javier Milei demonstrou o cansaço dos argentinos com relação às políticas econômicas pautadas em princípios mais à esquerda. Neste caso, nem se pode dizer que a questão era o debate ideológico; pura e simplesmente os resultados da política econômica do governo de Fernandez não conseguiram reverter o quadro de decadência: aumento da pobreza; altíssima inflação; corrosão das divisas e todos os demais efeitos negativos decorrentes.

O país dos “Hermanos” é tradicionalmente um grande parceiro comercial do Brasil. Tais laços se acentuaram a partir do acordo do Mercosul (lá se vão mais de três décadas); um acordo interessante, que buscava espelhar aquilo que estava acontecendo na União Europeia, mas que basicamente nunca evoluiu além do modelo inicial.  Milei diz que pretende tirar a Argentina do Mercosul. Se tal acontecer, haverá perdas de ambos os lados. Ademais, uma grande vantagem comparativa do acordo é a questão logística; são países que dividem um bom pedaço de suas fronteiras ao Sul.

Basicamente, abandonar o Mercosul não teria sentido, pois o acordo não impede a ampliação de outros acordos internacionais. Seria também um contrassenso de um governante que se diz liberal; um dos princípios do liberalismo é justamente a liberdade econômica e as portas abertas para o comércio internacional.

Sob o olhar de economista, as grandes questões a serem encaradas pelos Argentinos é antes de tudo interna. Ao longo das décadas se percebe um desmonte da capacidade produtiva do país, em contrapartida, um aumento desproporcional do amparo do Estado junto aos cidadãos. Na medida que tal visão vai se incrustando mais e mais na população, também é mais difícil fazer grandes reformas, ou pelo menos aquelas que voltem a incrementar a produção e a produtividade.  Afinal, ainda é válido ou não o conhecido ditado popular “do couro sai a correia”? Ao que parece, os “Hermanos” esqueceram tal princípio da sabedoria popular. Ou fazem de conta que olvidaram!


- Vander Piaia é comentarista econômico e professor da Unioeste





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.